Melhorando nossos processos de compra e negociações, contribuímos com o indicador de prazo médio de pagamento e geração de caixa que será essencial para nossa meta 2022.
Para isso, ao realizar contratações e antes do envio dos processos de pagamento para o Pool de Lançamento RQ ou Pool de Lançamento Sauípe, confira essas dicas importantes:
O prazo de pagamento deve ser 90 dias a partir da emissão da nota fiscal;
Todas as compras de produtos ou serviços devem ter OC (Ordem de compra) e/ou contrato. A ausência destes documentos caracteriza uma exceção e por isso será necessária a aprovação do diretor da área e Diretora Financeira; Quando enviar ao Pool não esqueça de informar o número da OC e/ou do contrato vigente;
Para aquisições de serviços acima de R$ 20 mil, além da OC é necessário contrato formalizado via jurídico;
É sempre necessária a aprovação do gestor da área, mas não esqueça de checar também as alçadas da POL-11 Delegação de responsabilidades.
Checou o Orçamento? Informe os dados para lançamento de notas fiscais de serviços tais como Tipo de Desembolso e Centro de custo;
Notas fora da competência só serão liquidadas após apresentação da carta de quitação por parte do fornecedor informando que a NF em questão é a única pendente de pagamento. As exceções deverão ser analisadas individualmente;
Valide com a área fiscal a retenção de impostos quando houver.
Não esqueça de enviar o boleto ou dados bancários para pagamento;
Seguindo o passo a passo das boas práticas garantimos a consistência dos pagamentos e entregas.
FAQ
O que é a Pool? Pool de lançamento, são as equipes responsáveis pelo lançamento dos documentos para pagamento.
O que é a POL-11? POL-11 Delegação de responsabilidades é a política que define as alçadas de cada aprovador, inseri o link no comunicado.
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Surgiu alguma dúvida? Entre em contato com a Tesouraria Aviva!
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