Neste domingo (17 de julho), foi celebrado por todo o mundo o Dia de Proteção às Florestas, e nós não poderíamos deixar essa data passar em branco.
Esta data tem como objetivo nos lembrar da importância da preservação dos biomas, morada de várias espécies de plantas e animais, sendo a sua preservação um compromisso de todos. No Brasil, é também uma forma de chamarmos atenção ao desmatamento, uma das principais causas de destruição das florestas no país.
Proteger as florestas significa conservar a biodiversidade e, consequentemente, a nossa existência e qualidade de vida. Segundo a ONU, as florestas cobrem 30,6% de toda a superfície da Terra. São elas que nos fornecem matérias-primas essenciais, como água e alimentos. São elas a casa de grande parte da biodiversidade do planeta, além de abrigarem mais de 300 milhões de pessoas. São elas as extensas “farmácias naturais”. E são elas que capturam o carbono, regulam o clima e ajudam a combater as mudanças climáticas.
Ambos os destinos da Aviva são rodeados e estão inseridos dentro de biomas de grande importância, em Costa do Sauípe nós temos a Mata Atlântica e em Rio Quente o Cerrado.
A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em biodiversidade, abrigando 20 mil espécies vegetais, sendo 8 mil endêmicas, ou seja, nativas da região. Apesar de lembrada com mais frequência quando o assunto é preservação, uma vez que este bioma possui uma fragilidade maior em questão de área de vegetação e pela exposição, qualquer ato de desmatamento acaba rapidamente chamando atenção, este bioma já perdeu quase 93% da sua área original (IBF).
O Cerrado tem a seu favor o fato de ser cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (To
cantins, São Francisco e Prata), favorecendo a manutenção de uma biodiversidade surpreendente. Estima-se que a flora da região possua 10 mil espécies de plantas diferentes (muitas usadas na produção de cortiça, fibras, óleos, artesanato, além do uso medicinal e alimentício). O Cerrado é outra vítima do desmatamento, estima-se que apenas 20% da sua vegetação ainda esteja intacta (WWF).
Ainda que você more longe de uma floresta, pode contribuir para que o seu equilíbrio natural se mantenha. Como? Por meio de seus hábitos de consumo.
Conheça algumas ações simples que podem ajudar cada indivíduo a colaborar para a proteção das florestas e do meio ambiente:
Usar produtos feitos com madeiras de reflorestamento, normalmente identificadas com um selo ou certificado;
Não colocar fogo em matas;
Não jogar lixo no meio ambiente;
Dar sempre prioridade aos papéis recicláveis;
Não jogar cigarros ou objetos em combustão em florestas, por exemplo.
Viu como é fácil? Mesmo de casa você pode começar a contribuir para a preservação das florestas. E lembre-se: o impacto da sua atitude pode parecer pequeno, mas se você a repetir durante toda a sua vida, o pequeno se torna enorme. A natureza e nós todos que dela dependemos, agradecemos.
Komentar