Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, este distúrbio psíquico é causado pela exaustão extrema relacionada ao trabalho
Nos últimos tempos tem se falado mais sobre a Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, um transtorno que se caracteriza como um estresse extremo em que é difícil para a pessoa conseguir lidar com questões do dia a dia de modo eficaz.
O termo “Burnout” vem do inglês esgotamento, que remete à queima do externo que consome o interno: fatos externos que causam muita pressão na mente. Esse transtorno costuma aparecer após situações de trabalho extremamente desgastantes, excesso de responsabilidade ou até mesmo de competitividade. Outros motivos para o surgimento da síndrome são:
- Objetivos difíceis de serem alcançados impostos por chefes aos seus colaboradores;
- Exercer funções das quais ainda não há a devida capacitação;
- Excesso de funções, não conseguindo cumprir todas as demandas solicitadas;
- Sobrecarga e sentimento de incapacidade.
Muitas pessoas acometidas pela doença tem perfil workaholic ( viciados em trabalho) e são perfeccionistas, gostam de realizar o que lhe é proposto, mas muitas vezes não têm meios para isso. Essa sensação de inaptidão pode resultar em graves estados depressivos e episódios de ansiedade. Por isso, preste atenção aos sintomas. Eles não são fases do que vai acontecer, mas são indícios do que pode ocorrer se nada for feito.
Os 12 estágios do esgotamento mental
Especialistas identificaram 12 estágios que levam ao burnout. A jornada percorre por situações como necessidade de aprovação, isolamento e depressão, mas nem sempre as pessoas percorrem todas elas. Fique atento aos sinais e não hesite em procurar um médico especialista.
1) Necessidade de aprovação
2) Excesso de trabalho
3) Deixar necessidades pessoais de lado
4) Recalque de conflitos
5) Revisão de valores
6) Negação do problema
7) Afastamento
8) Mudança de comportamento
9) Despersonalização
10) Vazio interno
11) Depressão
12) Burnout
Como tratar o burnout?
Adotar uma alimentação saudável e realizar atividades físicas é essencial para diminuir os efeitos negativos do estresse no corpo. Procurar uma psicoterapia também é excelente para que um profissional te ajude para que você não chegue aos últimos níveis do seu limite.
Lembre-se que agora na Aviva temos a plataforma Psicologia Viva, mais um benefício em prol da saúde mental dos multiplicadores de alegria. Para acessar a plataforma online, procure pelo TH que te direcionará ;)
Sua saúde deve estar em primeiro lugar para que tudo funcione. Cuide de você para viver com mais qualidade de vida. Reconheça seus limites e não tenha receio de conversar com seu superior caso esteja passando por uma situação parecida. Estamos aqui para te ajudar.
Nosso propósito é fazer famílias felizes, incluindo a sua!
Comments