Olá, Multiplicador!
Recentemente falamos sobre a obesidade infantil e as consequências que ela traz para a vida das crianças, se lembra? (clique aqui para conferir)
Mas hoje vamos falar de nós, adultos. Se você parar e prestar atenção a sua volta, nas ruas, shoppings, mercados e até mesmo na sua família, facilmente encontrará alguém, independente da idade, com aqueles quilinhos extras, não é mesmo?
Isso indica que a obesidade é algo cada vez mais presente na sociedade de hoje em dia, o que é muito preocupante. Para se ter uma ideia, o percentual de pessoas obesas em idade adulta no país mais do que dobrou em 17 anos, indo de 12,2%, entre 2002 e 2003, para 26,8%, em 2019. No mesmo período, a proporção da população adulta com excesso de peso passou de 43,3% para 61,7%, representando quase dois terços dos brasileiros. Os dados são do segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgados em 2019.
A obesidade é um problema grave, que com os novos hábitos sociais facilitadores do sedentarismo, da má alimentação e do estresse, vem aumentando com o passar do tempo e deve ser encarada com cuidado.
Se você está acima do peso, deve se cuidar e procurar ajuda médica e nutricional, pois a obesidade pode se desenvolver por diversos fatores, que vão desde rotinas irregulares até fatores genéticos e hormonais. Quanto mais cedo for tratada, maiores são as chances de controle e de evitar doenças como: diabetes, pressão alta, problemas cardíacos, artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
Prevenção é a palavra-chave para evitar a obesidade.
Preparamos algumas dicas que são recomendadas por médicos e nutricionistas que podem ser facilmente seguidas e que com certeza evitarão o excesso de peso.
Seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras.
Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro.
Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes
Praticar atividades físicas, seja caminhada, esportes ou academia, desde que seja orientado por um profissional e com autorização médica.
Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia. A água é importantíssima para o bom desempenho das funções do organismo. Principalmente para quem pratica atividades físicas, pois mantém o corpo hidratado.
Quem SE CUIDA, vive mais!
Comments